segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Batata com creme







1 kilo de batatas cozidas cortadas as rodelas
1 copo iogurte grego (como já referi costumo comprar o do lidl, que é em balde para substituir as natas e por vezes o leite condensado)
1 copo de leite
2 ovos
1 pacote de queijo ralado
1 colher de  Azeite
1 pitada de sal
   

Bater tudo na batedeira (menos a batata).
Num pirex colocar um fio de azeite e colocar as batatas em camadas e colocar o creme

domingo, 27 de outubro de 2013

tarte creme pasteleiro com gila






Massa folhada ( pessoalmente adoro a do lidl, é mais barata e fica sempre bem e é rectangular sobra sempre para fazer dois pasteis :) )
1 ovo inteiro
2 gemas
250 ml de leite
40 grs de farinha
75 grs de açúcar amarelo


Preparação:

Ferva 200ml de leite.

Num recipiente à parte misture os outros ingredientes com o restante leite frio e depois misture ao leite quente, ainda no lume, sem parar de mexer até obter um creme espesso o meu ficou um pouco liquido a receita era diferente da que costumo fazer por isso tive receio.

Retire do lume e deixe arrefecer, mexendo bem.

Pode usar assim, mas eu tinha um pouco de doce de gila por isso usei.

Forre uma forma de tarte e coloque o creme leve ao forno.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Entremeada






Entremeada
Alhos
Cebolas
Pimentos
Tomates
Piri piri
Vinho branco

Eu comprei a entremeada assim como mostra a imagem e arranjei em casa, primeiro tirei a pele e guardei depois com uma faca bem afiada, cortei junto aos ossos de maneira a ficarem tipo entrecosto, mas usei amba,s com osso e sem osso.

Numa panela de pressão coloque agua e um pouco de vinhoe  a entremeada aos pedaços com osso e sem osso e os temperos a gosto (eu usei piri piri , pimenta preta, sal, pimentão doce) cozinhe na panela de pressão ate levantar, deixe ficar durante 15 a 20 minutos ou mais ( eu fiz com 20 e a carne saia dos ossos , nem precisava de faca).

Faça um refogado, com azeite e  muita cebola (eu usei 3 grandes) alhos e pimentos aos pedaços, até ficarem macios, colocar os tomates bem lavados e cortados em pedaços deixar ate ficarem mais moles e colocar a carne e um pouco de vinho branco mexer, e verificar os temperos.

Se verificar que precisa de líquido use o da panela de pressão e volte a verificar os temperos

Uma especie de stroganoff de peru














Cogumelos
Duas latas de milho
Iogurte grego
Batata palha
Peru cortado em tirinhas
Sal
Pimentos
Caril em pó
Açafrão
Cebolas
Alhos
Pimenta preta
Piri piri
Queijo a gosto

Faça um refogado com o azeite a cebola e os pimentos e alhos, ate ficarem macios, junte as tiras de peru mexendo para não colar.
Bata uma lata de milho com o iogurte grego bem mexido, coloque pimenta preta, sal, junte ao peru que está ao lume, se precisar coloque um pouco de água, vá verificando o temperos e fazendo ajustes colocando uma colher açafrão e caril e piri piri. Coloque a outra lata de  milho e os cogumelos e mexa e no final o queijo (pode colocar quando servir, mas cá em casa gostamos dele dissolvido).
Sirva com batata palha ou com arroz.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Tigelada






1 litro de leite
12 ovos
300 g de açúcar amarelo
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa (bem cheia) de mel
1 colher de chá de canela

Dissolva no leite a farinha e a canela.
Misture bem, sem bater, os ovos, o açúcar e o mel, depois misture com o preparado de leite com farinha e canela.

Deita-se o preparado num tacho de barro com caramelo no fundo e leva-se a cozer em forno bem quente, durante mais ou menos 1 hora.
Se começar a queimar, tapar com papel vegetal.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

tarte de natas







2 pacotes de natas;
1 lata de leite consensado;
6 folhas de gelatina.
um pouco de leite

Mergulhe as folhas de gelatina em água fria. Bata as natas bem geladas e quando estverem firmes junte o leite condensado. Escorra as folhas de gelatina e desfaça-as num pouco de leite quente.
Junte ao preparado de natas e leite condensado.
Forre o fundo de uma tarte de fundo amovível com papel vegetal e deite por cima o preparado de natas. Leve ao frigorífico até solidificar.
Desenforme e sirva. coloque bolacha moida ou chocolate ralado como eu fiz

domingo, 20 de outubro de 2013

Empadão de salsichas frescas








Cebola
Azeite
300 gr salsichas frescas de porco
Caldo de galinha
Sal
Pimenta
5 Batatas cozidas com pele
Salsa picada
Iogurte grego
1 Ovo
Queijo ralado


Descasque e pique uma cebola, deite-a para um tacho junte o azeite, leve ao lume e deixe cozinhar ate a cebola ficar macia.

Retire a pele às salsichas, esmague-as grosseiramente e junte-as ao tacho, adicione e deixe cozinhar durante 5 minutos. Junte o caldo, mexa, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais 15 minutos.

Ligue o forno a 180º. Pele as batatas cozidas e corte-as em rodelas, coloque-as em camadas dentro de um tabuleiro ou pirex, cubra-as com a mistura das salsichas e polvilhe com salsa picada

Numa tigela, misture o iogurte com o ovo e tempere com sal e pimenta e mexa bem e deite sobre as salsichas. Polvilhe com queijo ralado a gosto, leve ao forno durante 20 minutos e depois sirva.

Se preferir pode usar puré de batata em vez da batata cortada, e pode colocar um tomate na mistura da salsicha com a cebola.